PROBLEMAS COM AFINAÇÃO

       

O violão é um instrumento que possui incorreções naturais em sua afinação. Pode-se analisar alguns fatores que explicarão as razões por que isso acontece. Um violão clássico é composto, normalmente, por seis cordas distendidas sobre uma escala previamente estabelecida; são presas em dois extremos, nas tarraxas colocadas na palma e no cavalete, este colado sobre o tampo. Em termos práticos, para determinar o comprimento de escala do violão, deve-se considerar como origem da corda a pestana e como término o rastilho. A pestana _ normalmente feita de osso _ é colocada logo no início da escala, junto à palma, como se fora o primeiro traste (traste zero) e define o distanciamento das cordas entre si, neste ponto. O rastilho, feito do mesmo material da pestana, é colocado junto ao cavalete, sobre o tampo, e regula o distanciamento (ação) das cordas sobre a escala. A partir da distância entre a pestana e o rastilho determina-se a colocação dos trastes. Teoricamente, quanto maior for essa distância, maior será a tensão das cordas ao serem afinadas e maior será, conseqüentemente, o afastamento dos trastes. O violão, como todo instrumento temperado, possui incorreções de afinação, devido ao fato de possuir trastes fixos, subdividindo os pontos de vibração da corda. Além disso, existe o problema da “ação” das cordas sobre a escala, pois, ao serem pressionadas para alcançar o traste, elas são “esticadas” alterando, assim, a afinação do instrumento. Em um violão clássico, a ação das cordas sobre o 12o traste é, em média, 4mm. A fim de minimizar as alterações na afinação, devido ao percurso que a corda descreve até atingir os trastes, é comum utilizar-se uma pequena correção na colagem do cavalete, aumentando cerca de 1mm o comprimento da primeira corda e 2mm da sexta, fazendo com que o rastilho fique inclinado, em razão da diferença de espessura das cordas.

TESTE SIMPLES PARA AVERIGUAR A QUALIDADE DA AFINAÇÃO

         Deve-se afinar as cordas soltas; logo após tocar, uma a uma, a 8a da corda solta, na mesma corda em harmônico. Ex.: 6a corda solta = MI; 6a corda sobre o 12o traste Mi 8a acima. A nota tocada em harmônico será uma oitava perfeitamente afinada. No entanto, ao pressionar esta corda sobre o 12o traste, nem sempre se tem uma afinação perfeita. O erro mais freqüente é a nota ferida soar mais alto do que deveria, pelo estiramento da corda para chegar ao traste. Existem duas maneiras para corrigir este problema: O primeiro, normalmente o correto, é aumentar a distância do rastilho em relação ao 12o traste. O segundo somente será possível se a ação das cordas estiver muito alta, pois assim pode-se diminuir a altura do rastilho, minimizando a distância que a corda deve percorrer para chegar ao traste. Com uma ação menor a corda tende a apresentar uma alteração menor de afinação. Se, ao ferir uma corda num determinado ponto da escala, a nota soar mais baixo que a nota harmônica, deve-se fazer o processo inverso do mencionado anteriormente. É sempre bom lembrar que o violão é um instrumento de afinação imperfeita, porém, é possível minimizar os problemas de afinação a ponto de serem quase imperceptíveis, mesmo para os ouvidos mais aguçados. As cordas são um elemento fundamental para a qualidade de som e afinação de um violão. A utilização de cordas por um tempo muito prolongado (tempo que varia de acordo com a qualidade das mesmas) prejudica a qualidade de som do instrumento, assim como a utilização de cordas não recomendadas pelo fabricante. (...)
    Para concluir, pode-se afirmar que somente haverá um violão com afinação perfeita quando todos os trastes fixos que delimitam os pontos de vibração das cordas forem removidos, deixando a afinação das notas a cargo do violonista, como acontece com a família de instrumentos de arco. Esta situação abalaria toda a técnica violonística adquirida até hoje, o que provavelmente nos fará continuar convivendo com essas pequenas incorreções na afinação.

 (Excerto do artigo publicado na Revista Assovio “Violão_Este persistente desafinado”, por Eduardo Cordeiro.)